quinta-feira, 28 de julho de 2011

Quem lembra do " Matsuo Maeda " ??

Quem não perdia a tarde na "Hobbylandia" na galeria da " Lobrás", na pista de autorama do Maeda? Aquele japonêzinho que vivia rindo para todos nós... Acho que ele ainda vive pois o encontrei a algum tempo e continua com a mesma cara. Recebi este desenho e o texto abaixo do nosso querido Najan, só para relembrar.



                        " Entre tantos esse foi o unico que consegui salvar antes
de ir pro lixo, assim foi o destino de varios outros projetos desenhados
por ele ,  detalhe ,  nunca estudou, muito  menos  aprendeu  desenho.
O tamanho do papel foi outra barreira,  scanner normal, só conseguia
ver metade da folha.
Uma obra de arte , tanto hoje como na epoca.
De novo, 1969, passaram-se 42 anos.
Esta muito fora de linha ?
Talvez o volante, meio fora de moda, e a traseira truncada, a frente
é usada ainda hoje por muuuuitos carros ".

João Najan


11 comentários:

  1. Olá pessoal, meu nome é William DeAguiar, eu conheci o Maeda ainda bem jovem, ele trabalhava em uma loja na Rua Barata Ribeiro na altura do posto 4 em Copacabana, Maeda era naquela epoca o meu idolo e com este querido Japones eu aprendi muito autorama, ele se não me engano era sócio de Paulo Cesar em uma loja na rua Barata Ribeiro na altura do posto 4, 2 ou 3 blocos ao sul da Rua Santa Clara, como eu era somente um garoto e não tinha dinheiro, consegui um trabalho na loja em que ele trabalhava e com ele, alem de aprender como correr com meu carro, na epoca ainda se corria com os carros da escala 1/32 eu tambem aprendi com ele a fazer carrocerias de balsa e como na epoca ele havia criado um carro que era simplesmente muito bonito, o famoso Maeda GT, eu fiz uma copia para mim, com a ajuda dele. A loja era de Paulo Cesar e com Maeda, Roberto Borel, seu irmão Tota, Paulo Cesar e Fabio Crespi, que somente estou mencionando aqui porque ele fazia parte do "Team", pois na verdade este nome não deveria ser mencionado por ele ser nada mais que um filhinho de papai, arrogante e metido a superior que os outros, nào sei porque ele era assim, pois seu pai, o senhor Fabiano Crespi era uma das pessoas mais educadas e integras que eu conhec! Quase todos moravamos perto um dos outros, escepto por Maeda e Paulo Cesar que moravam mais longe, Borel e Tota moravam na Ave. Ministro Viveiros de Castro, quase esquina da Rua Duvivier, eu morava na Rua Carvalho de mendonça, entre a Duviver e a Rodolfo Dantas e o Fávio Crespi, na Avenida Nossa Senhora de Copacaabana, esquena com a Rodolfo Dantas, alem de juntos curtirmos a pista de autorama da loja da Barata Ribeiro, tambem curtiamos voar aeromodelos em Manguinhos, aonde tambem tive minha primeira aula de pilotagem nos Paulistinhas (Piper J-3) do Aero clube.que era localizado na Avenida Brasil bem em frente ao instituto Butantan. quando trabalhava com o Maeda eu fazia os pneus dos carros de autorama e ajudava a vender aeromodelos e carrinhos de corrida, meu primeiro carro de corrida, foi o Maeda GT que era simplesmente um espetaculo, nesta epoca estava chagando do Japão os motores MURA, que eram o top da linha, e eu havia acabado e adiquirir um e o coloquei em meu Maeda GT, com o chassis da Monogram, o carro era tão veloz que até o proprio Maeda no começou se assustou com tamanha potencia. Meada alem de meu idolo, foi tambem um grande amigo e muito mais que isto, um excelente mentor. Depois me mudei para os Estados Unidos e aqui estou a mais de 45 anos. Eu havia esquecido tudo sobre este passado cehio de aventuras mas pro ordem do destino, eu me toeni um diabético e a 4 meses atráz por não saber cuidas desta maldita doença, eu entrei em coma, quando voltei a mim o medico me disse que a minha memoria seria recuperada gradativamente e foi assim mesmo que aconteceu, mas foi melhor que o esperado, pois junto com minha perdida memoria eu tive o retorno de memorias que estavam a muito tempo apagadas de minha cabeça! Por este motivo eu comecei a perquisar a internet para ver se poderia achar esta galera de amigos que fizeram parte de minha vida... Foi ótimo saber sobre o Maeda, infelismente ainda não tive notícias deles... O unico que eu descobri algo, foi sobre o Fabio Crespi, descobri que seu pai havia morrido e que ele havia ficado pobre e enm tinha aonde morar e ao que me disseram, ele havia desaparecido por um tempo, mas alguem sem querer o descobriu na Barra da Tijuca, trabalhando como pescador e vivendo como um mendigo... um triste fim para quem era rico e se achava superior a outras pessoas, mas a vida é justa e nos da aquilo que semeamos, lamentavelmente... Gostaria de pedir a quem ler este relato que se por acso souber noticias do Maeda, Matssuo Maeda, Roberto Borel e seu irmão Tota e Paulo Cesar, que por favor m digam a respieto deles, eu vivo em Los Angeles a mais de 45 anos, meu e-amail é: williamdeaguiar@gmail.com Ficarei muito agradecido se alguem tiver informação sobre estas pessoas que fizeram parte de minha juventude... agradecido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. William eu sei do Borel e do Tota falo com eles a qualquer momento. Quanto ao Maeda nao sei estou procurando. Meu telefone 5521988761341

      Excluir
  2. Desculpem meu Portugues erroneo, mas depois de 45 anos , me desculpem qualquer erro...

    ResponderExcluir
  3. verei se acho o famoso MAEDA GT , se achar eu o publicarei para que saibam como este genio de creativida fez um dos mais lindos modelos de autorama!

    ResponderExcluir
  4. William; não me lembro de você mas, participei ativamente das corridas no subsolo da Galeria do Bruni Copacabana (cinema)-Rua Barata Ribeiro quase esquina de Santa Clara - que depois virou loja de Discos (Modern Sound) e hoje acho que é uma loja de tecidos ou roupas) em cuja galeria se encontrava a Hobby Center e por consequencia o "fantástico Maeda" Eu, por ser aeromodelista, fazia meus carros em balsa (sob instruçoes do Maeda). Ganhei, correndo naquela pista do subsolo, muito premios (que valiam materiais a serem retirados na loja) e assim, eu mantinha o aeromodelismo com os meus carros (que muitos chamavam de "Lancha" -por serem baixos e no limite da largura permitida. Visitei o Maeda em uma loja que ele teve numa galeria na Tijuca (rua Conde de Bomfim quase esquina da Rua Uruguai), perdi o contato novamente e o encontrei na Praça da Bandeira onde ele trabalhava em uma Empresa de segurança, cujo dono tinha muitos aviões e carrinhos a explosão (e uma pista de carrinhos a explosão, creio que no Recreio dos Bandeirantes) montados e ajustados pelo Maeda -só conheci os aviões. Depois disso nunca mais tive contato nem soube notícias dele (isto foi ha 30 anos atras. Mas por haver sido o Maeda quem me ensinou a pilotar "U-control" no campo dp botafogo. Conheci Borel e Tota na pista de aeromodelismo do aterro (que existe até hoje). Continuo aeromodelista mas RC. Meu nome é Helio Caldas.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Meu nome é Rafael, sou um dos privilegiados que tiveram oportunidade de conviver com o Sr. Maeda, cheguei a fazer uma boa amizade com ele, além do simples relacionamento entre o cliente e o lojista.
    Morei na Tijuca e fui durante toda a minha adolescência um grande fã do Maeda. Praticava aeromodelismo, e na época era muito duro. Juntava qualquer trocadinho de mesada, presentes etc. para comprar madeira balsa e outros materiais.
    Frequentava a loja do Maeda na galeria da Lobrás, e conversava horas com ele e com outros modelistas.Fiz boas amizades, porém perdi o contato com todos... Lembro do Maiolino, que fazia Escola Técnica de mecânica, o Beto que morava na R. Homem de Melo - viajava sempre aos USA e trazia materiais incríveis!
    Quase todo domingo ia pro Aeroporto de JPA, onde tinha uma pista circular muito bonita (ventava muito por lá, às vezes atrapalhava um pouco).
    Cheguei a montar alguns aeromodelos pra vender e fiz um bom dinheirinho com eles.
    Lembro de uma vez que acompanhei o Maeda num domingo em que ele testou um modelo da classe Speed F1A, com asa assimétrica. Era de enlouquecer! Não sei como ele conseguia pilotar aquilo, rodando que nem um peru, cada volta uns 3 ou 4 segundos (acho eu, não sei exatamente a velocidade real mas eu ficava tonto só de olhar).
    O Maeda gostava muito de mim, "de graça" - talvez porque eu era tranquilo e não fazia bagunça na loja!! Na época eu estava com uns 15 ou 16 anos de idade. Ele projetou pra mim e me presenteou com uma planta de um avião C/L de aprox. 1,3 m de envergadura, que eu construí com muito cuidado e paciência. Ele me presenteou também com um motor OS .29 que ele não usava mais, e eu fiquei muito feliz. Fiz poucos vôos até que acabei destruindo o coitadinho do avião (as minhas habilidades como construtor superavam muito as de piloto...).O Maeda criou um Clube de Aeromodelismo chamado "Albatroz" e me convenceu de me registrar no ABA (Associação Brasileira de Aeromodelismo) - lembro que o meu número de registro era PT-1014.
    Depois mudei pra Vila da Penha, fiz faculdade, comecei a estagiar, enfim, acabei perdendo o contato com o Maeda e com a turma toda.
    A vida deu muitas voltas, morei 1 ano na Alemanha, e em 2014 morei 1 ano no Japão. Em 2016 mudei pra Israel com a minha família. Já estou com 58 anos de idade mas ainda lembro com saudade daqueles bons tempos da loja "Hobby Sport" e dos amigos modelistas. 

    ResponderExcluir
  6. boa noite
    sou o alvaro falcao que corria no maeda e no autorama center na tijuca estamos com um grupo tentando reunir a turma que andava nestas pistas,gostaria de saber do joao najan,do militante,iran roberto,buda,joao carlos,marcos moraes se algum tiver alguma noticia por favor entrar em contato comigo (21) 999424074 muito obrigado

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal!
    Eu soube na semana passada que o Maeda e morando no interior de São Paulo e deixou o autorama.
    Abraços
    César Bastos (RJ)

    ResponderExcluir
  8. Uma pequena correção, a loja do Maeda na sobreloja da galeria da Lobras na Tijuca chamava-se Hobbysport. Hobbylandia era no Ed Av. Central, no Centro.

    ResponderExcluir