segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Maeda... Onde andas...

Abaixo alguns depoimento e comentários:

Oi Ernesto, falei ainda ontem com o João sobre isso, não vejo o Maeda a séculos, a uns 20 e poucos anos ele vinha na minha casa pelo menos uma vez por semana, depois foi para a área do garimpo consertar motores de bombas e nunca mais o ví, sabe onde localizá-lo?
Edwin
-----
Um genio, devo a ele tudo que sei de motor 2T,
aerodinamica e muito mais. Trabalhamos juntos de 69 a 72.
Certa vez saiu do papel um deles ,daí foi mais adiante fez a maquete
na madeira "bolha"levíssima, mesma usada nos aeromodelos,
para o então Zé Maria Ferreira, o Gil ,que iria usar motor
de Opala no protótipo, sóq ue no final ele roubou nao só a
maquete como o projeto, meses depois o carro estreou
no Rio,e ele dizia que era dele a ideia. Maeda simplesmente
depremiu,calou-se, nao disse nada, foi traido, eu esperei
reacão ,mas ele disse que nao valia a pena. Nao acreditei
em tamanha cara de pau do sujeito. Porem faltou acho
patrocinador para continuar ele chegou a correr poucas vezes,
depois desapareceu. Ano seguinte foi pra EUropa no vacuo
(c0mo sempre) do Ricardo Aschar,fazer Formula Ford.
Nao foi adiante. Ainda bem, castigo veio na hora certa.
 Joao Najan
-----
Ernesto,

A ultima informação do Maeda é que êle foi morar fora do RIo.
Aqueles modelos que tenho no teto da loja do AIR CAFÉ no aeroporto foram feitos por êle, verdadeiras obras de arte.
Ainda guardo um F-16 e um veleiro aqui comigo.

Abs Zé Palheta
-----
OLÁ AMIGO É COM IMENSA  SATISFAÇÃO QUE ENVIO ESTE  BREVE RELATO DO NOSSO AMIGO E MESTRE MAEDA, COM OS SEUS CARROS DE AUTOMODELISMO ESCALA 1 POR 24 NAS CORES PRETO E AMARELO SE EU NAO ME ENGANO, EU TENHO UMA PASSAGEM MUITO INTERESSANTE COM ELE.FOI QUANDO FOMOS A SÃO PAULO DISPUTARMOS AS 24 HORAS DE INTERLAGOS DE AUTOMODELISMO.FOI A MINHA PRIMEIRA VIAGEM A SÃO PAULO. E O MESTRE MAEDA AO ABRIR A SUA CAIXA DE MECANICA DOS CARROS .PERCEBEU QUE FALTAVA ALGO QUE EU NÃO POSSO PRECISAR NO MOMENTO. E EU RETORNEI AO RIO PARA NOSSA AMADA TIJUCA COM A IMPORTANTE MISSÃO DE BUSCAR O ARTEFATO E RETORNEI COM O OBJETO.NAQUELA EPOCA EU SEQUER TINHA INDENTIFICAÇÃO (RG) E ASSIM MESMO FUI E VOLTEI A SÃO PAULO. ERNESTO ESPERO QUE ESTE FATO SEJA DE RELEVANCIA PARA ENRIQUECER A HISTORIA DO NOSSO MESTRE E TECNICO MATSUO MAEDA. O HOMEM DO FIO DE PRATA PARA MOTORES DE AUTOMODELISMO. COM ELE APRENDI MUITA COISA A COMPETIR COM TECNICA  E SER UM HOMEM DE CARATER . CONVEM LEMBRAR A TODOS QUE ELE FOI INDIRETAMENTE UMA DAS PESSOAS QUE AJUDARAM NA MINHA FORMAÇÃO DE VIDA. E AQUI FICA O MEU ABRAÇO A ELE E ATODA SUA GLORIOSA EQUIPE,AFINAL QUEM PARTICIPOU DA ESCUDERIA MARTE NÃO ESQUEÇE DO MESTRE MAEDA O JAPONES,QUE TANTO NOS ENSINOU E FINALIZO,DIZENDO QUE SAUDADE DESTA EPOCA QUE PASSOU QUANTA SAIDADE DA NOSSA TIJUCA DA CONDE DE BONFIM DA RADMACKER E DO 41.
A TODOS UM FORTE ABRAÇO
MESTRE MUNSSUETO.
-----
Gente.. como é bom ter notícias do meu queridíssimo amigo Maeda...
maravilhoso sabe-lo vivo e com a mesma cara !
Fui piloto da "Escuderia Marte" de Autorama... chefe da equipe: Maeda
e a sua genialidade, paciência, dedicação,amizade e humildade !
Velhos tempos do Autorama Center... da lojinha lá na galeria na rua
uruguai...
Infelizmente não tenho nenhum registro fotográfico ou escrito com ele,
mas as lembranças são inúmeras... viagens à Interlagos para ver
corridas... no Gordini "Teimoso" marron... nas lições de como montar e
fazer "andar muito" um carrinho de autorama... aeromodelos...
Eu estou com 65 ... imagino que o japa deve estar chegando bem perto
dos 80 !!
Que Deus o conserve e nos permita ainda oportunidade de ve-lo e
abraça-lo pessoalmente.
Se algum de voces tiver notícias recentes dele e como poderei fazer
contato... por favor me avisem !!
Um  grande abraço à todos.
CICERO - São Luís - MA
-----
Ernesto ...
O João Najan,outro dia me mandou um desenho feito pelo meu grande amigo Maeda-san.escreva para ele e peça que lhe mando o desenho.
Eu infelizmente não tenho nada que possa enviar.
O que tenho em casa são os nossos inumeros  troféus tanto de automodelismo como de aeromodelismo,um carro escala 1/24 e um 1/32 alem do reostato tudo dentro de uma maleta ainda daquela época,que vou guardar para sempre como recordação de um tempo que não volta mais.
Um grande abraço.
Pedro Ernesto Salerno

5 comentários:

  1. Puxa quanta saudade do Maeda e trabalhava com ele o Morédson . A Hooby sports fivaca na Conde de Bomfin esquina com Rua Uruguai, encima da ' LOBRÁS ', aliás a LOBRÁS tinha um lanches e um milk shake, hehehe. Frequentei também o Autoramacenter na Rua Barão de Mesquita, comprei meu primeiro carrinho lá, um Cucaracha, hehehe, 1/24, saudades mesmo, abs a todos. A conta é do meu filho Thiago no google, mas eu sou o Getúlio.

    ResponderExcluir
  2. O homem do fio de prata, e das escovas de prata, era o Washington, engenheiro que trabalhava na Cruzeiro ou na Vasp. "Pegava" o material, usado em instrumentos de aviões, e adaptávamos para rebobinar os motores Mabuchi. E ainda usávamos coletores reforçados e imãs especiais, tudo importado,para aguentar o aumento de RPM que resultava destas modificações. Com enrolamento em prata, os motores esquentavam quase nada e as escovas não se deslocavam, prejudicando o rendimento. E também tinha o balanceamento, estático e dinâmico... Grande mestre. Saudades daqueles anos, da pista da Barão de Mesquita, da sensacional pista de Madureira, lisa, que ele construiu e projetou, a maior da América Latina, onde só pneus slick seguravam a onda. Era alimentada por baterias de caminhão, de grande amperagem. Loucura total.

    ResponderExcluir
  3. Corri muito no Maeda. Não exiate mais nada assim, mas as
    Memórias são maravilhosas. Idos de 77, na Tijuca.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, meu nome é Osvaldo eu moro em Cananéia SP litoral sul de São Paulo o Matsuo Maeda e meu vizinho ele está com 84 anos está bem de saúde, ele não pratica mais aquilo que praticava só atividades físicas pedaladas e alimentação saudável

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite , meu nome é Veloso sou aviador , conheci Maeda no autorama , por favor Oswaldo diga que mandei um abraço para ele , comentei que sou aviador só para narrar um fato uma vez o levei para voar comigo em Maricá e ele pilotou muito bem , um Mestre apaixonado por máquinas .

    ResponderExcluir